Veículo roubado ou furtado?
Saiba o que fazer nessa situação.

Ao tomar conhecimento do furto ou roubo do seu veículo alguma providências são indispensáveis para formalizar o crime junto aos sistemas de informações dos estados e do país. 

Diante do risco eminente de qualquer motorista ter seu carro roubado ou furtado, explicamos qual o procedimento para registro do acontecimento e como consultar a situação do veículo.

Acompanhe o artigo e entenda mais.

Qual a diferença entre roubo e furto?

Não é raro que a população em geral confunda alguns termos ou institutos jurídicos, os tratando de maneira inadequada ou, por vezes até como sinônimos, quando na verdade não são. Um destes casos é a utilização dos termos furto e roubo como sinônimos. Porém qual a diferença entre furto e roubo?

Furto

É a situação onde alguém toma algo que não é seu sem que haja violência ou ameaça a alguém. Vejamos no seguinte exemplo:

Você estaciona a sua moto e entra em algum estabelecimento. Ao voltar percebe que o seu veículo sumiu. Nesta situação você foi furtado. Não houve, ameaça, violência ou contato com o autor do furto. Normalmente, no furto, a pessoa só percebe depois que foi furtada.

Roubo

Também se trata de tomar posse de algo que não te pertence. No entanto é considerado mais grave por envolver uma violência ou ameaça. Usando o mesmo exemplo acima, se você for abordado ao estacionar o carro e for ameaçado ou violentado pelo infrator de qualquer maneira, caracteriza roubo.

A diferença é simples não isso não a torna menos importante, nossa legislação prevê penas diferentes para cada um dos casos. Algo justo quando se entende que um envolve um possível risco de vida e outro não.

Passo a passo do que fazer se seu veículo for furtado/roubado.

Sinalização

Este é o primeiro passo, sinalizar o furto/roubo do seu veículo. 

A sinalização pode ser feita discando o 190, informando sobre o crime.

Além disso o B.O (boletim de ocorrência), também conta como sinalização e pode ser feito junto a Polícia Civil ou Militar.

É importante ressaltar que as informações prestadas pelo cidadão devem ser precisas e completas pois são de suma importância, visto que dados incompletos e inconsistentes não viabilizam a inserção da sinalização.

Esta sinalização é inserida na Base Estadual e Nacional de Cadastro de Veículos.

Após a sinalização, precisa ser registrado o impedimento de furto/roubo em até 72h, caso contrário, a sinalização será desativada da base nacional.

Documentos necessários para sinalizar um carro roubado/furtado:

  1. Documento de identidade conforme a lei 12.037/2009;
  2.  Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) ou Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Impedimento

De posse do Boletim de Ocorrência ou do número do Boletim, o proprietário do veículo deverá comparecer à unidade de atendimento para a ratificação da sinalização, viabilizando a inserção de impedimento definitivo de furto/roubo no Sistema de Informações do Detran-MG e na Base Índice Nacional (BIN).

O impedimento definitivo de furto/roubo bloqueia o veículo na Base Estadual e Base Índice Nacional (BIN) de cadastro de veículos não importando o Estado em que o veículo é emplacado.

O impedimento de furto/roubo deve ser registrado em até 72 horas após o registro do Boletim de Ocorrência. 

Documentos necessários para impedir um carro roubado/furtado:

  1. Documento de identidade conforme a lei 12.037/2009;
  2. Boletim de Ocorrência.

Para esses primeiros passos, vale ressaltar que não é cobrado nenhum valor.

Além disso, em alguns estados é possível registrar o B.O (boletim de ocorrência) online, pelo site da Polícia Militar ou Civil.

Não é possível o registro do B.O pela internet nos seguintes casos:

  • Veículo roubado;
  • Transporte de carga;
  • O veículo em nome de terceiros.

Proteção veicular sem burocracia

Protegemos qualquer veículo a um preço justo.

IPVA e licenciamento de veículos roubados

O registro de impedimento de furto e ou roubo do veículo faz com que o Secretaria da Fazenda suspenda, temporariamente, os tributos como IPVA e licenciamento. A suspensão vale pelo período em que a pessoa ficar sem o veículo e evita que possíveis infrações cometidas pelos criminosos sejam atribuídas ao proprietário do veículo.

Se a dispensa não for feita automaticamente, o contribuinte deverá solicitá-la mediante requerimento. Esse requerimento deve estar acompanhado de documentos exigidos pelas normas do IPVA, que compreendem, entre outros cópias dos:

  • Certificado de Registro de Veículo (CRV);
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • cédula de identidade do interessado; e
  • documentos comprobatórios do furto ou roubo.

Existe a possibilidade de consultar a situação de um carro roubado?

Sim! A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça desenvolveu um aplicativo gratuito para consulta de placas de carros roubados. Você pode consultá-lo tanto para verificar a situação do seu veículo quanto para verificar a procedência de um veículo usado que deseja adquirir.

Como fazer?

  • O nome do aplicativo é “Sinesp Cidadão”. baixe-o no Play Store ou na App Store.
  • Após instalá-lo, abra-o e clique em “veículos”;
  • Preencha os campos solicitados e clique em “checar situação”.

Meu carro foi recuperado. E agora?

Verifique nas instituições responsáveis onde o seu veículo está. Você pode verificar online. De todo modo, receberá via correios essa informação.

Se estiver em algum pátio credenciado é necessário apresentar alguns documentos para retirada do veículo.

Além disso, atente-se ao pagamento e ao ressarcimento de impostos. Isso nos casos em que o IPVA e o licenciamento foram suspensos.

Para checar a situação dos impostos, basta entrar em contato com a Secretaria de Fazenda do seu estado.

E se meu carro for protegido? Como proceder?

Se você for um associado e o seu carro tiver proteção contra roubo e rastreamento veicular, não deixe de entrar em contato com a sua associação e seguir todas as recomendações necessárias. 

O rastreamento feito continuamente garante maior precisão e eficácia no processo de recuperação do veículo, uma vez que as associações informam o local exato que o veículo roubado se encontra à polícia.

Apesar de ser uma situação muito delicada não é tão complicada assim e seguir essas orientações garante menos dor de cabeça para recuperar o seu veículo.

De todo modo, se associar a uma proteção veicular pode encurtar esse processo e o tempo que você fica sem o veículo. Proteja o que é seu!

Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como minimizar o desgaste do veículo com 6 passos

Alguns descuidos ou hábitos na direção podem causar problemas nos veículos e resultar em gastos consideráveis.
Existem práticas que podem prolongar a vida útil dos componentes do seu carro e te ajudar a evitar dores de cabeça. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura pra conferir 6 passos de como minimizar o desgaste do veículo!

Leia mais >

6 dicas de segurança no trânsito para evitar acidentes

Se você trabalha com aplicativos para motoristas, sabe bem o que é ficar o dia todo no trânsito. A tarefa está longe de ser uma das mais fáceis e, para ser bem-sucedido, exige atenção máxima. Em se tratando de direção e trânsito, qualquer deslize pode acabar em acidente — algo que ninguém quer!
Pensando nisso, levantamos aqui algumas dicas de segurança no trânsito que podem tornar essa tarefa um pouco mais fácil. Ficou curioso? Então não deixe de ler o post até o final!

Leia mais >

Como calcular consumo de combustível do seu automóvel?

Um dos maiores gastos de quem utiliza o carro diariamente é a gasolina. No entanto, entender como calcular consumo de combustível, ou seja, saber mais sobre os gastos do combustível não é uma tarefa muito fácil.
Não sabe por onde começar? Então fique ligado neste passo a passo prático, que você pode aplicar imediatamente, entende como calcular consumo de combustível.

Leia mais >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por e-mail. São conteúdos semanais com muita informação relevante para você.

Guia prático de manutenção do veículo: cuidados básicos

Este material auxilia você que não entende muito de mecânica mas se preocupa em manter em bom estado o seu veículo.

Alguns cuidados simples são necessários para isso.

Neste guia você encontra o passo a passo descomplicado e direto para garantir o funcionamento do seu automóvel.

Preencha os dados ao lado e aproveite!

logo facil auto

O Guia será encaminhado para o seu e-mail.
Não enviaremos spam e não utilizaremos ou divulgaremos seu e-mail para outros fins.

Converse com um especialista