Pandemia.
Como higienizar o
carro e se manter
protegido.

Por ser um ambiente fechado, o carro é um potencial transmissor do vírus. Especialistas recomendam cuidados redobrados ao usar veículos coletivos ou particulares para o deslocamento. Alguns cuidados são necessários na higienização e no embarque do veículo para garantir a sua segurança e a de sua família.

Acompanhe este artigo para entender melhor e garantir sua segurança.

Por que automóveis são um potencial transmissor do vírus?

Utilizamos automóveis para diversos fins como ir trabalhar, fazer compras, viajar e levar as crianças para escola, e em qualquer situação é comum passarmos um tempo considerável dentro do veículo.

Se considerarmos os diversos ambientes que frequentamos antes de entrar no veículo, é evidente a enorme possibilidade de trazer para dentro do carro um objeto contaminado. Esse cenário é perigoso e deve ser levado a sério. Considerando que o veículo seja próprio e não de terceiros, nós tendemos a afrouxar a vigilância quando o assunto é higiene por nos sentirmos à vontade dentro do carro, que estando contaminado, é um perigo iminente a nossa saúde.

A maioria dos carros é composta, em boa parte, por materiais plásticos. E, nesse tipo de superfície, estudos dizem que o vírus pode sobreviver por até três dias, caso não haja higienização. Só esse motivo já é mais do que suficiente para você começar a repensar os hábitos, certo?

Mas quais medidas tomar para evitar o contágio?

  • Álcool em gel! Use álcool em gel antes de entrar e depois de sair do veículo, principalmente se for de terceiros.
  • Dentro do carro, não toque os olhos e a boca, além disso, evite tocar qualquer superfície desnecessariamente.
  • Dê preferência a vidros abertos ao invés de ar condicionado. Os vidros abertos melhoram a circulação de ar dentro do veículo já o ar condicionado pode ser um perigo caso não seja limpo regularmente e esteja contaminado, além de apenas girar o ar preso dentro do veículo.
  • Evite carro lotados. Distância é sinônimo de segurança.
  • Higienize as superfícies do carro regularmente, principalmente as mais tocadas como volantes, maçanetas, dispositivo de regulagem dos vidros e etc.

Proteção veicular sem burocracia

Protegemos qualquer veículo a um preço justo.

Como fazer a higienização do carro

A principal recomendação durante a pandemia é realizar uma higienização do carro toda vez que for necessário entrar no veículo. O primeiro procedimento é a limpeza das mãos com álcool em gel, ou água e sabão. Depois, devem ser higienizadas as partes do carro em que o contato com as mãos é mais frequente, como maçanetas externas e internas, câmbio, painel e especialmente o volante, considerada a parte mais suja do carro.

Porém, vale uma dica: o álcool em gel 70% é muito bom para a eliminação de bactérias e do próprio coronavírus, mas pode danificar certas partes do automóvel. Nesse caso, recomenda-se que sejam utilizados água e sabão para manter seu carro livre do vírus. Vale utilizar um borrifador com uma mistura de água e sabão infantil, que é menos agressivo, e ainda assim eficaz na eliminação das bactérias.

Para retirar o excesso da mistura nessa superfícies, basta utilizar um pano macio, para que não haja qualquer dano aos painéis, por exemplo, que são mais sensíveis. Ao limpar os estofados, fique atento ao tipo de material do qual ele é composto, pois há cuidados diferentes a serem tomados. 

No caso de bancos de couro, existem produtos específicos disponíveis, que mantém o produto bem hidratado e bonito, e ao mesmo tempo eliminam as possíveis ameaças. Sabão em barra e água é uma boa combinação, que elimina também qualquer tipo de sujeira e não danifica o material.

Já para os estofados sintéticos, o cuidado deve ser para que eles não fiquem úmidos ou molhados após a limpeza, uma vez que isso pode causar o surgimento de fungos. Vale utilizar água e sabão no processo de higienização, desde que não haja formação ou acúmulo de espuma.

Atenção redobrada para quem é motorista de aplicativo

Se você trabalha como motorista de aplicativos de carona, precisa seguir com muito cuidado todas as recomendações fornecidas durante esse texto.

É importante higienizar o carro após cada viagem, e sempre oferecer álcool em gel e lenços descartáveis para os seus passageiros.

No caso da Uber, que é considerada a maior empresa do ramo, podem ocorrer suspensões para motoristas que não cumprirem as recomendações e estiverem contaminados com o coronavírus.

Embora ainda não tenha sido informado pela empresa se houve algum caso de motorista infectado com a doença, é importante se atentar às recomendações. Inclusive, há uma página criada pela Uber com diversas dicas e recomendações para os donos de carros que trabalham com o serviço.

Não é mais novidade para ninguém que estamos vivendo tempos críticos por conta do coronavírus. A pandemia chegou ao Brasil com força e todos os cuidados necessários são essenciais para evitarmos a contaminação, seja de nós mesmos ou de pessoas que, possivelmente, teremos que ter algum contato. Atente-se as medidas preventivas. As medidas preventivas são mais que um auto-cuidado, é uma responsabilidade social.

Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como minimizar o desgaste do veículo com 6 passos

Alguns descuidos ou hábitos na direção podem causar problemas nos veículos e resultar em gastos consideráveis.
Existem práticas que podem prolongar a vida útil dos componentes do seu carro e te ajudar a evitar dores de cabeça. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura pra conferir 6 passos de como minimizar o desgaste do veículo!

Leia mais >

6 dicas de segurança no trânsito para evitar acidentes

Se você trabalha com aplicativos para motoristas, sabe bem o que é ficar o dia todo no trânsito. A tarefa está longe de ser uma das mais fáceis e, para ser bem-sucedido, exige atenção máxima. Em se tratando de direção e trânsito, qualquer deslize pode acabar em acidente — algo que ninguém quer!
Pensando nisso, levantamos aqui algumas dicas de segurança no trânsito que podem tornar essa tarefa um pouco mais fácil. Ficou curioso? Então não deixe de ler o post até o final!

Leia mais >

Como calcular consumo de combustível do seu automóvel?

Um dos maiores gastos de quem utiliza o carro diariamente é a gasolina. No entanto, entender como calcular consumo de combustível, ou seja, saber mais sobre os gastos do combustível não é uma tarefa muito fácil.
Não sabe por onde começar? Então fique ligado neste passo a passo prático, que você pode aplicar imediatamente, entende como calcular consumo de combustível.

Leia mais >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por e-mail. São conteúdos semanais com muita informação relevante para você.

Guia prático de manutenção do veículo: cuidados básicos

Este material auxilia você que não entende muito de mecânica mas se preocupa em manter em bom estado o seu veículo.

Alguns cuidados simples são necessários para isso.

Neste guia você encontra o passo a passo descomplicado e direto para garantir o funcionamento do seu automóvel.

Preencha os dados ao lado e aproveite!

logo facil auto

O Guia será encaminhado para o seu e-mail.
Não enviaremos spam e não utilizaremos ou divulgaremos seu e-mail para outros fins.

Converse com um especialista