Entenda quais as diferenças entre proteção veicular e seguro.

Proteção veicular não é Seguro! Na hora de proteger o seu carro, é comum que os usuários pesquisem entre as várias opções disponíveis no mercado e para muitas pessoas, as diferenças entre seguro automotivo e proteção veicular não são claras. Isso pode ser um problema na hora de optar por uma ou outra modalidade. Por isso, é importante se informar e conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma.

Este artigo vai mostrar um jeito fácil, prático, e desburocratizado para proteger o seu veículo. Acompanhe.  

O que são associações de proteção veicular?

As associações de proteção veicular nada mais são do que um grupo (sem fins lucrativos) de pessoas que se unem no rateio de sinistros que podem acontecer com o seu veículo, sejam furtos, sejam roubos, batidas, alagamentos, queda de árvore, entre outros.

Ao contrário do que muitos pensam, as associações de proteção veicular são práticas legais e previstas na Constituição Federal, segundo a qual as atividades das associações são livres e independentes de interferência do Estado. Então, fique tranquilo!

As Associações de Proteção Veicular não podem oferecer “Seguros”, pois não são reguladas pela SUSEP, mas apesar disso, podem oferecer a possibilidade de proteger seu veículo por valores menores, com mais agilidade e menos burocracia.

Nós, da Fácil Auto, atendemos integralmente a todos os requisitos legais e estamos abertos à visitação dos nossos Associados e eventuais interessados.

Qual a diferença entre proteção veicular e seguro auto?

Existem algumas diferenças entre as modalidades, que vão desde a forma como o serviço é contratado até as condições de garantia, direitos e deveres. Elas podem ser determinantes, dependendo do uso que faz do seu veículo e do que espera com a escolha.

Entenda!

Proteção veicular sem burocracia

Protegemos qualquer veículo a um preço justo.

-Natureza da instituição

A primeira diferença entre eles está na forma de contratação e de fornecimento. O seguro auto é ofertado por empresas seguradoras, as quais têm interesses econômicos privados.

Já a proteção veicular funciona por meio de associações cooperativas sem fins lucrativos. Dessa forma, reúnem pessoas para dividir os custos e as despesas com a proteção dos veículos.

Dizendo de outra forma, associações são grupos onde prevalece o mutualismo entre as partes para que haja o rateio de  prejuízos.

-Contratação

Para aderir ao seguro automotivo, é necessário que o veículo passe por uma inspeção e o contratante passa por uma avaliação. Alguns quesitos avaliados são:

-Perfil do condutor principal (idade, sexo, estado civil e tempo de habilitação);

-Nível de uso do carro;

-Área de circulação (Onde mora, trabalha e o trajeto que percorre);

-Marca e modelo do veículo.

Parece muita coisa e é muita coisa mesmo! O processo é bem burocrático e a medida que as seguradoras encontram riscos nestes quesitos avaliados o valor do seguro aumenta.

Para aderir uma proteção veicular o processo se assemelha em vários pontos mas possui muitas diferenças. Assim como nos seguros, na proteção veicular, o carro também é inspecionado e avaliado.

Após essa avaliação (ou simultaneamente) há um processo de coleta de dados do associado.

Na Facil Auto, após a verificação do veículo, a entrega de todos os documentos exigidos e o pagamento da mensalidade basta aguardar às 00h (meia noite) do próximo dia útil para sua proteção veicular ser ativa.

Normalmente, a proteção veicular é mais barata do que os seguros automotivos,  e como podem ver, o processo é muito mais fácil e simplificado que na contratação de seguros.

Como escolher uma boa proteção veicular?

Existem muitas Associações de proteção veicular e é importante ficar atento a seriedade da associação que você pensa em ingressar.

Aqui vai um pequeno Check list:

-Pesquise a reputação da Associação:

Isso é muito importante. Pesquise a quanto tempo está no mercado, instalações, sites de reclamação. Descubra se a associação em questão responde a estas reclamações e veja se ela entrega realmente o que promete.

Associe-se apenas se o grupo se mostrar e provar confiável. Caso contrário, a associação pode gerar muita dor de cabeça quando você precisar dela.

-Pesquise se a Associação está localizada:

Sabemos que, hoje, o número de golpes e fraudes tem aumentado significativamente. Fique atento na hora de buscar uma associação de proteção veicular para que não caia nas garras dos estelionatários.

Para que uma associação seja considerada legal deve possuir um estatuto registrado em cartório que mostre de forma clara a sua natureza associativa e a sua finalidade. Outro diferencial é o selo do “Reclame aqui” — verifique se a associação responde aos questionamentos dos associados.

-Analise se a proteção não é abusiva:

Como já dito, proteção veicular normalmente é mais barata. Analise as taxas e mensalidades cobradas para ter certeza que está tudo correto e que o custo benefício compensa. Lembre-se, associações são organizações sem fins lucrativos.

O maior objetivo de uma Associação de Proteção Veicular, como a Fácil Auto, é levar tranquilidade e segurança aos seus associados. Quando algo dá errado e ocorre um acidente, o que você mais quer é ter em quem confiar para proteger seus interesses. E é justamente por isso que a Fácil Auto existe: para estar ao seu lado nos momentos onde tudo que você precisa é de alguém para ajudá-lo a superar os problemas.

Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como minimizar o desgaste do veículo com 6 passos

Alguns descuidos ou hábitos na direção podem causar problemas nos veículos e resultar em gastos consideráveis.
Existem práticas que podem prolongar a vida útil dos componentes do seu carro e te ajudar a evitar dores de cabeça. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura pra conferir 6 passos de como minimizar o desgaste do veículo!

Leia mais >

6 dicas de segurança no trânsito para evitar acidentes

Se você trabalha com aplicativos para motoristas, sabe bem o que é ficar o dia todo no trânsito. A tarefa está longe de ser uma das mais fáceis e, para ser bem-sucedido, exige atenção máxima. Em se tratando de direção e trânsito, qualquer deslize pode acabar em acidente — algo que ninguém quer!
Pensando nisso, levantamos aqui algumas dicas de segurança no trânsito que podem tornar essa tarefa um pouco mais fácil. Ficou curioso? Então não deixe de ler o post até o final!

Leia mais >

Como calcular consumo de combustível do seu automóvel?

Um dos maiores gastos de quem utiliza o carro diariamente é a gasolina. No entanto, entender como calcular consumo de combustível, ou seja, saber mais sobre os gastos do combustível não é uma tarefa muito fácil.
Não sabe por onde começar? Então fique ligado neste passo a passo prático, que você pode aplicar imediatamente, entende como calcular consumo de combustível.

Leia mais >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por e-mail. São conteúdos semanais com muita informação relevante para você.

Guia prático de manutenção do veículo: cuidados básicos

Este material auxilia você que não entende muito de mecânica mas se preocupa em manter em bom estado o seu veículo.

Alguns cuidados simples são necessários para isso.

Neste guia você encontra o passo a passo descomplicado e direto para garantir o funcionamento do seu automóvel.

Preencha os dados ao lado e aproveite!

logo facil auto

O Guia será encaminhado para o seu e-mail.
Não enviaremos spam e não utilizaremos ou divulgaremos seu e-mail para outros fins.

Converse com um especialista