Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. A durabilidade da embreagem está diretamente relacionada ao cuidado do motorista com seu carro.
Entenda mais a respeito neste artigo!
Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento. Esse desgaste evolui até que o sistema de embreagem quebra.
Hoje, uma embreagem dura de 70 a 80 mil quilômetros, mas esse prazo diminui muito quando comparamos com uma embreagem que é usada da maneira errada. O mau hábito faz com que o tempo de vida útil da peça diminua para 5 ou 10 mil quilômetros. Um dos sinais de desgaste é o pedal pesado e a dificuldade para engatar as marchas.
Como fazer a embreagem durar mais?
1) Nada de segurar o carro na ladeira com o pé na embreagem:
Esta é uma das piores situações para acabar com ela. Para quem mora em prédios, cuidado com as rampas de garagem: todos os dias segurar o carro enquanto o portão não abre é muito ruim; puxe o freio de mão e desengate.
2) Após a troca da marcha, tire totalmente o pé do pedal da embreagem e o coloque sobre o assoalho.
Ficar com o pé descansando sobre o pedal da embreagem é outro vilão do conjunto.
3) Evite pesos desnecessários no veículo:
Se você reboca carreta, moto aquática ou costuma fazer do seu carro um ônibus de excursão, danou-se! Quanto maior o peso do seu carro, maior será o desgaste. Aproveite e dê uma olhada no porta malas, veja se você não está levando peso desnecessário.