Dirigir com o pé na embreagem danifica o carro? Entenda.

Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. A durabilidade da embreagem está diretamente relacionada ao cuidado do motorista com seu carro.

Entenda mais a respeito neste artigo!

Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento. Esse desgaste evolui até que o sistema de embreagem quebra.

Hoje, uma embreagem dura de 70 a 80 mil quilômetros, mas esse prazo diminui muito quando comparamos com uma embreagem que é usada da maneira errada. O mau hábito faz com que o tempo de vida útil da peça diminua para 5 ou 10 mil quilômetros. Um dos sinais de desgaste é o pedal pesado e a dificuldade para engatar as marchas.

Como fazer a embreagem durar mais?

1) Nada de segurar o carro na ladeira com o pé na embreagem:

Esta é uma das piores situações para acabar com ela. Para quem mora em prédios, cuidado com as rampas de garagem: todos os dias segurar o carro enquanto o portão não abre é muito ruim; puxe o freio de mão e desengate.

 

2) Após a troca da marcha, tire totalmente o pé do pedal da embreagem e o coloque sobre o assoalho.

Ficar com o pé descansando sobre o pedal da embreagem é outro vilão do conjunto.

 

3) Evite pesos desnecessários no veículo:

Se você reboca carreta, moto aquática ou costuma fazer do seu carro um ônibus de excursão, danou-se! Quanto maior o peso do seu carro, maior será o desgaste. Aproveite e dê uma olhada no porta malas, veja se você não está levando peso desnecessário.

Proteção veicular sem burocracia

Protegemos qualquer veículo a um preço justo.

4) Troque a marcha do carro somente quando necessário:

Principalmente em caminhos longos e sem semáforos, mantenha uma regularidade de velocidade e evite ficar trocando a marcha a todo momento. Essa prática economiza embreagem e combustível.

 

5) Dirigir agressivamente desgasta a embreagem e várias peças do carro.

É o comportamento de quem dirige de forma esportiva, acelerando para entrar na sua frente ou reduzindo bruscamente para conseguir uma retomada mais forte… Na verdade essa pessoa está diminuindo significativamente a vida útil de peças como freio, suspensão e também a embreagem. 

 

6) Coloque sempre a marcha que mais se enquadra à velocidade do carro.

Se, após a troca, houve uma mudança brusca de velocidade, significa que a marcha que você colocou não foi legal. Se colocar uma marcha menor, seu corpo será projetado para frente; se você colocar uma superior, você ficará com uma resposta ruim no pedal do acelerador, sem torque para poder sair de uma situação que exija uma resposta rápida.

Se executar essas dicas você pode aumentar a vida útil da ua embreagem para além de 70 mil quilômetros. caso contrário, sua sistema de embreagem pode não demorar muito para quebrar!

Caso quebre, o prejuízo pode ser grande uma vez que a solução é trocar todo o sistema, e não apenas uma peça. 

Se você perder a embreagem do carro em um percurso, não tente andar mais com o carro. O indicado é chamar um guincho e levar a uma oficina. As montadoras recomendam substituir o kit formado por platô, disco e rolamento, não trocar somente uma peça separadamente pois, o desgaste de uma peça gera o desgaste das outras peças do sistema.

Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como minimizar o desgaste do veículo com 6 passos

Alguns descuidos ou hábitos na direção podem causar problemas nos veículos e resultar em gastos consideráveis.
Existem práticas que podem prolongar a vida útil dos componentes do seu carro e te ajudar a evitar dores de cabeça. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura pra conferir 6 passos de como minimizar o desgaste do veículo!

Leia mais >

6 dicas de segurança no trânsito para evitar acidentes

Se você trabalha com aplicativos para motoristas, sabe bem o que é ficar o dia todo no trânsito. A tarefa está longe de ser uma das mais fáceis e, para ser bem-sucedido, exige atenção máxima. Em se tratando de direção e trânsito, qualquer deslize pode acabar em acidente — algo que ninguém quer!
Pensando nisso, levantamos aqui algumas dicas de segurança no trânsito que podem tornar essa tarefa um pouco mais fácil. Ficou curioso? Então não deixe de ler o post até o final!

Leia mais >

Como calcular consumo de combustível do seu automóvel?

Um dos maiores gastos de quem utiliza o carro diariamente é a gasolina. No entanto, entender como calcular consumo de combustível, ou seja, saber mais sobre os gastos do combustível não é uma tarefa muito fácil.
Não sabe por onde começar? Então fique ligado neste passo a passo prático, que você pode aplicar imediatamente, entende como calcular consumo de combustível.

Leia mais >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por e-mail. São conteúdos semanais com muita informação relevante para você.

Guia prático de manutenção do veículo: cuidados básicos

Este material auxilia você que não entende muito de mecânica mas se preocupa em manter em bom estado o seu veículo.

Alguns cuidados simples são necessários para isso.

Neste guia você encontra o passo a passo descomplicado e direto para garantir o funcionamento do seu automóvel.

Preencha os dados ao lado e aproveite!

logo facil auto

O Guia será encaminhado para o seu e-mail.
Não enviaremos spam e não utilizaremos ou divulgaremos seu e-mail para outros fins.

Converse com um especialista