Criar o hábito de não deixar o carro em ponto morto
Agora que você já abasteceu o seu automóvel, e sabe como calcular consumo de combustível, é hora de acabar com um hábito que é grande inimigo de quem busca economizar gasolina.
Estamos falando sobre o “ponto morto”, a posição da alavanca do câmbio em que ele não fica em nenhuma marcha.
Muitos motoristas descem ladeira em ponto morto, achando que essa prática gasta menos combustível. Talvez isso funcionasse nos carros com carburador; mas não nos modelos atuais, com injeção eletrônica.
O que acontece é que, quando o torque do motor não está engatado na descida, o veículo continua injetando combustível, para manter o motor ligado.
Na realidade, seria mais econômico deixar o câmbio engatado pois, dessa maneira, o automóvel pode identificar a situação e reduzir a injeção de gasolina. Ou seja, engatar não é um gasto de combustível.
Resumindo, então: confie no seu carro. Com as tecnologias atuais da indústria automobilística, pode ter certeza de que o próprio motor vai se adaptar a cada situação para economizar gasolina.
Além disso, não se esqueça de que dirigir em ponto morto é uma infração de trânsito. Você pode ser multado, perder sua CNH ou, até mesmo, perder o controle do carro e causar um acidente.
Começar a desligar o ar-condicionado nas subidas
No Brasil, este maravilhoso país tropical, até o inverno pode ser bem quente. Para você, motorista, o ar-condicionado se torna um acessório essencial, justamente para se proteger do calor excessivo e garantir uma experiência de viagem mais agradável aos passageiros.
O problema é que o ar-condicionado também é conhecido por reduzir a potência do carro. Isso acontece porque o motor a combustão aciona a correia que faz o compressor do ar trabalhar.
Ou seja, o motor precisa fazer um esforço duplo: para mover o automóvel e para acionar a refrigeração, aumentando o seu gasto de combustível.
O efeito dessa “dupla jornada” é sentido de maneira diferente em um carro 1.0 e um 1.6, por exemplo. O primeiro vai sofrer mais, enquanto o segundo é capaz de manter a velocidade enquanto o ar está ligado.
Mesmo assim, na subida, é aconselhável desligar o ar. Afinal, todos os carros — 1.0 ou 1.6 — precisam de mais potência nessa hora.
Bom, e qual é a relação de tudo isso com a sua vontade de economizar gasolina?
Acontece que, quanto menor a potência do carro, mais devagar ele roda. E, quanto mais devagar ele roda, mais gasolina ele gasta. Por isso, toda vez que você sobe uma ladeira com o ar-condicionado ligado, acaba gastando mais combustível do que seria necessário.
Não se preocupe, a fórmula de como calcular consumo de combustível já inclui tudo isso, uma vez que ele reflete exatamente nesse gasto de combustível. Por isso, evite subidas com o ar-condicionado ligado.
Se você passa por uma subida apenas uma vez ou outra, tudo bem. Mas, sendo um motorista de aplicativo, com certeza isso vai acontecer várias vezes por dia com seus clientes. No final de um mês, ou até de uma semana, isso vai ter um impacto considerável no seu gasto de combustível.
Vale a pena comentar que essa mesma lógica se aplica à situação do carro preso em um engarrafamento. Você leva horas para rodar cinco quilômetros, o que mantém o motor ligado funcionando em baixa potência e, assim, lá se vai o combustível do seu tanque!
É por isso que, se você quiser fazer o combustível render, deve fugir de qualquer situação em que seja obrigado a rodar devagar.
Trocar as velas
As velas são um componente pequeno, mas com um grande impacto no consumo de combustível.
São elas que geram energia na câmara de combustão, para iniciar a queima da gasolina ou do álcool. Quando estão em más condições, a queima é irregular, o que faz com que seja injetado mais combustível do que o necessário.
Em outras palavras? Prejuízo pra você!
O segredo, então, é substituir as velas no momento certo, quando o veículo atingir as quilometragens indicadas pela montadora. Além disso, quando uma delas apresentar defeitos, todo o jogo deve ser trocado — sempre por peças originais, com as mesmas especificações.
Com os passos que você aprendeu hoje, já tem um bom ponto de partida para economizar gasolina. E isso vai refletir em um aumento nos seus lucros caso trabalhe com aplicativos para motoristas.