Afinal, associação de proteção veicular é um serviço legalizado?

Ao comprar um veículo, imediatamente preocupações vem à tona. “E se meu veículo for roubado?” “E se eu me envolver em um acidente?” Imprevistos como estes podem sair mais caro que imagina.

Além disso, um seguro Auto pode ter taxas muito elevadas e processos complicados, a proteção veicular não. No entanto, algumas pessoas muito falam sobre irregularidades na prestação deste serviço que não é um seguro, mas promete os mesmos benefícios a um preço muito menor.

Antes de tudo, proteção veicular é uma prestação de serviço legalizada e prescrita na constituição federal. Acompanhe este artigo e entenda sobre.

 

O que é a Associação de proteção veicular?

A associação de proteção veicular é um grupo que tem a finalidade de proteger o veículo contra roubos, furtos ou danos.

Oferecemos os mesmos serviços de uma seguradora, porém, de forma mais simplificada e justa. No entanto, muita gente confunde os serviços e as instituições. É comum chamar uma associação de “associação de seguros”. Isso é um equívoco uma vez que pela legislação, não podemos oferecer serviços que se encaixam nesta nomenclatura.

Quer dizer que proteção veicular não é seguro auto?

Isso mesmo! Mas isso não significa que não podemos proteger e garantir a segurança do seu veículo.

A grande diferença entre uma seguradora e uma associação de proteção veicular está no modelo de negócio.

Seguradoras são instituições com fins lucrativos, ligadas a um banco que custeiam prejuízos futuros ligados ao seu veículo. Por serem ligadas a um banco, o processo de adesão de um seguro é muito desgastante.

associações de proteção veicular, são instituições sem fins lucrativos que prezam pelo mutualismo. Funciona como um fundo administrado por uma empresa, no qual os associados dividem entre si os custos mensais dos eventos que ocorrem entre os integrantes.

Para ser mais didático, é como se fossem um grupos de amigos, que caso um dos membros sofra um acidente e precise de conserto no  carro, o grupo rateia o conserto entre si.

 

Mas essa prática é legal?

A criação de associações de pessoas para proteção de interesses mútuos, sem fins lucrativos, é permitida e regulamentada pela Constituição e Código Civil.

O artigo 5º da Constituição, parágrafos XVII e XVIII, estabelece que “é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar”. O artigo ainda define que a essa associação “independe de autorização”.

Assim, a princípio, contanto que não haja nenhuma desonestidade em sua gerência, uma associação de proteção veicular é legal. Ou seja, não viola lei alguma.

Entretanto, as associações veiculares não vendem seguro de carro e nem podem o oferecer a venda como tal, pois não são regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

E por isso, estamos sempre repetindo: Proteção veicular não é seguro auto.

Proteção veicular sem burocracia

Protegemos qualquer veículo a um preço justo.

Apesar disso tudo é sempre bom prevenir do que remediar. Infelizmente hoje existem muitas pessoas tentando tirar proveito de situações e de pessoas leigas em algum assunto. E não é difícil ver na internet reclamações a respeito de não entrega de benefícios prometidos.

Fraudes existem! Mas existem meios de você se precaver a não cair em nenhum golpe

 

Como fazer uma escolha segura da sua associação de proteção veicular.

Existem muitas Associações de proteção veicular e é importante ficar atento a seriedade da associação que você pensa em ingressar.

Aqui vai um pequeno Check list:

-Pesquise a reputação da Associação:

Isso é muito importante. Pesquise a quanto tempo está no mercado, instalações, sites de reclamação. Descubra se a associação em questão responde a estas reclamações e veja se ela entrega realmente o que promete.

Associe-se apenas se o grupo se mostrar e provar confiável. Caso contrário, a associação pode gerar muita dor de cabeça quando você precisar dela.

-Pesquise se a Associação está localizada:

Sabemos que, hoje, o número de golpes e fraudes tem aumentado significativamente. Fique atento na hora de buscar uma associação de proteção veicular para que não caia nas garras dos estelionatários.

Para que uma associação seja considerada legal deve possuir um estatuto registrado em cartório que mostre de forma clara a sua natureza associativa e a sua finalidade. Outro diferencial é o selo do “Reclame aqui” — verifique se a associação responde aos questionamentos dos associados.

-Analise se a proteção não é abusiva:

Como já dito, proteção veicular normalmente é mais barata. Analise as taxas e mensalidades cobradas para ter certeza que está tudo correto e que o custo benefício compensa. Lembre-se, associações são organizações sem fins lucrativos.

 

Ainda tem dúvidas sobre proteção veicular? Neste artigo você pode entender detalhadamente sobre este serviço. Além disso, se quiser conhecer mais sobre o serviço de proteção veicular da Fácil Auto, você pode clicar aqui e conhecer as vantagens de se associar com a gente.

Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como minimizar o desgaste do veículo com 6 passos

Alguns descuidos ou hábitos na direção podem causar problemas nos veículos e resultar em gastos consideráveis.
Existem práticas que podem prolongar a vida útil dos componentes do seu carro e te ajudar a evitar dores de cabeça. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura pra conferir 6 passos de como minimizar o desgaste do veículo!

Leia mais >

6 dicas de segurança no trânsito para evitar acidentes

Se você trabalha com aplicativos para motoristas, sabe bem o que é ficar o dia todo no trânsito. A tarefa está longe de ser uma das mais fáceis e, para ser bem-sucedido, exige atenção máxima. Em se tratando de direção e trânsito, qualquer deslize pode acabar em acidente — algo que ninguém quer!
Pensando nisso, levantamos aqui algumas dicas de segurança no trânsito que podem tornar essa tarefa um pouco mais fácil. Ficou curioso? Então não deixe de ler o post até o final!

Leia mais >

Como calcular consumo de combustível do seu automóvel?

Um dos maiores gastos de quem utiliza o carro diariamente é a gasolina. No entanto, entender como calcular consumo de combustível, ou seja, saber mais sobre os gastos do combustível não é uma tarefa muito fácil.
Não sabe por onde começar? Então fique ligado neste passo a passo prático, que você pode aplicar imediatamente, entende como calcular consumo de combustível.

Leia mais >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por e-mail. São conteúdos semanais com muita informação relevante para você.

Guia prático de manutenção do veículo: cuidados básicos

Este material auxilia você que não entende muito de mecânica mas se preocupa em manter em bom estado o seu veículo.

Alguns cuidados simples são necessários para isso.

Neste guia você encontra o passo a passo descomplicado e direto para garantir o funcionamento do seu automóvel.

Preencha os dados ao lado e aproveite!

logo facil auto

O Guia será encaminhado para o seu e-mail.
Não enviaremos spam e não utilizaremos ou divulgaremos seu e-mail para outros fins.

Converse com um especialista